A Secretaria Estadual de Saúde Pública divulgou dados que demonstra preocupação quanto à situação para epidemia de dengue e outras doenças. A informação é da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Lucchesi, que classificou a situação como “risco ou alerta” os 161 municípios do total de 167 municípios que fazem parte do estado.
Segundo dados divulgados nos primeiros 45 dias do ano, a SESAP já confirmou 246 casos de dengue, dois graves, e 12 casos de Chikungunya. Foi relatado áreas com maiores riscos epidemiológica, são Seridó e região metropolitana de Natal, já a região de João Câmara tem números melhores.
Em relação a Assú-RN a situação também é preocupante e estamos em situação de risco para epidemia de dengue, Chikungunya e Zika no município. Hoje (26) a Coordenadora de Endemias vinculado à Secretaria de Saúde, Kariele Medeiros, falou na Rádio Princesa que o último Lira- Levantamento Rápido de Índice para o Aedes Aegypti- realizado em 2018 foi de 3,4. Ou seja, o índice está bastante elevado, porque o normal é em torno de 1. O índice insere o município na lista de alerta. Kariele também relatou que acima de 4 ponto é considerado de risco.
É necessário que a população ajude no combate ao Aedes, fazendo limpeza no quintal, fechando caixas, virando garrafas, colocando pneus em locais fechados, etc.
Outro ponto preocupante em Assú são os casos de calazar e as medidas para evitarem esses casos são parecidas com o da dengue, sempre limpeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário