Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

SUS do Assú-RN não está preparado para surdo de dengue!


Nos últimos anos foram considerados tranquilo sob a questão de epidemia ou surto de dengue. Mas este ano está sendo esperado um cenário bem mais complicado. 


Inclusive a Secretaria Estadual de Saúde Pública divulgou informações que preocupa os municípios e a população, segundo os dados 161 municípios do total de 167 municípios do Rio Grande do Norte estão em situação de risco de epidemia de dengue.

Em Assú podemos considerar como situação de alerta devido o índice anteriores do ano passado, 2018, que segundo divulgado na Rádio Princesa FM pela Coordenação de Endemias do Município o último Levantamento Rápido de Índice para o Aedes Aegypti era 3,4 ponto, lembrando que o normal, aceitável é 1.
Nessa época de chuvas e sol aliado com o descuido e irresponsabilidade da população são fatores principais para a proliferação dos mosquitos, e consequentemente surtos e epidemias de várias doenças como: dengue, Chikungunya e Zika.
No momento como esse que vivemos em corte de gastos em saúde pública; em situações de pura escassez de medicamentos, equipamentos e procedimentos; por parte dos governos fica impossível atender a população em situação epidemiológica. É necessário tentar combater ou aliviar esse possível surto da doença nos criadores desse mosquito 🦟 com ajuda da população; limpeza no quintal, pneus ambientes fechados, garrafas emborcadas, caixas fechadas, et. tudo isso ajuda no combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário