Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Elevados casos de raiva em morcegos deixam o governo do RN em alerta!


Só em 2019 já somam 18 casos de raiva confirmados para morcegos no Rio Grande do Norte, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Púbica, SESAP. O número preocupa a Secretaria e o Governo do Estado, já que o grau de letalidade da doença no homem é alta, quase 100% dos casos.

O diagnóstico laboratorial de raiva no ano de 2019 já é três vezes maior que os três primeiros meses de 2018. Durante o ano de 2018 foram registrados 35 morcegos positivos para a doença no RN. Até o último dia 10 deste mês já foram registrados 18 casos de morcegos com raiva e 1 caso em bovino no estado.

Os casos registrados em morcegos no ano de 2019 são dos municípios de Parnamirim (4), Mossoró (4), Caicó (4), Macaíba (3), Santo Antônio (2) e Nova Cruz (1). Em João Câmara foi registrado o caso de raiva em um bovino.

“Os morcegos identificados com raiva no RN são sobretudo de áreas urbanas. Fato que aumenta ainda mais a nossa preocupação em decorrência da densidade populacional nas cidades. Das espécies identificadas predomina o Molossus molossus, morcego que tem o hábito de se alimentar de insetos. Segundo a literatura, esses animais estão muito bem adaptados ao meio urbano”, explicou Alene Castro, veterinária da equipe do Programa de Controle da Raiva da Sesap.

A SESAP pede que os municípios integrem os profissionais sobre o problema e que seja discutido o tema até mesmo nas escolas.

A transmissão ocorre através da saliva de animais infectados, como morcegos, sagui (animais silvestres), cão e gato (domésticos). A única prevenção é a vacinar antirrábica. Não se aproximar de animais com suspeita da doença. 

A SESAP orienta que caso ocorra lambedura, mordedura e arranhadura lavar o local com sabão e procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para o atendimento necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário