A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) divulgou que Mossoró e mais 20 cidades da jurisdição apresentam médio risco de transmissão da Doença de Chagas. Segundo o órgão, 503 barbeiros foram capturados no ano passado. Além de Mossoró a lista é composta pelos municípios de Angicos, Assú, Apodi, Alto do Rodrigues, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Governador Dix-Sept Rosado, Itajá, Ipanguaçu, Janduís, Messias Targino, Mossoró, Paraú, Pendências, São Rafael, Triunfo Potiguar e Upanema. Ainda de acordo com a II Ursap, apresentam baixo risco de transmissão da Doença de Chagas os municípios de Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue, Grossos e Tibau. Em 2018 foram capturados 503 barbeiros.
Segundo o coordenador do Programa de Controle da Doença de Chagas da II Ursap, Roberto Paiva em 2018, doze pacientes crônicos portadores de Doença de Chagas compareceram a II Ursap para receber a medicação. Para as pessoas na fase crônica, a indicação de medicamento depende da forma clínica e deve ser avaliada caso a caso.
Os moradores devem encaminhar os insetos suspeitos de serem "barbeiros", para o Setor de Endemias de Assu, localizado no Centro Clínico ou para o Laboratório de Entomologia da II Ursap na Rua Dr. João Marcelino, S/N, Bairro Nova Betânia em Mossoró. É essencial levar o Barbeiro vivo.
Informações SESAP

Nenhum comentário:
Postar um comentário